Separamos dicas especiais para que você tenha um ótimo aproveitamento durante sua jornada no MBA! Quer saber mais? Vamos lá!
Gerenciamento de Tempo: o gerenciamento do tempo é sempre um fator determinante para quem se propõe a estudar algo novo e manter sua rotina diária, por isso recomendamos a série (link post) de Gerenciamento de Tempo. Nela você pode ter acesso a várias dicas legais para te auxiliar nessa jornada!
Agenda: ter uma local para anotar os compromissos marcados e prazos facilita na hora de reorganizar prioridades e gerenciar sua demanda da semana, do mês ou do dia.
Aplicando esse hábito para o MBA, você pode consultar o box azul “Calendário” disponível em seu Dashboard, assim você sabe os temas das aulas que pode/quer acompanhar ao vivo e quais aulas, quer ver gravada. Além disso, pode ver as datas de encerramento dos prazos de avaliações, datas de pagamento das parcelas e datas de entrega das etapas de TCC.
Material Complementar: os materiais estão disponíveis em cada aula e você pode fazer o download do arquivo no seu celular, por exemplo, e ler em momentos de brecha de tempo, seja para adiantar a leitura, reforçar o que foi aprendido ou então, realizar a prova.
Canal de Áudio: você sabia que pode apenas ouvir a aula? Isso mesmo, ao acessar a aula desejada é só selecionar o “Canal 03” no canto inferior da lateral direita. Fazendo isso você consegue ter mais flexibilidade para aproveitar o conteúdo do curso em qualquer lugar e conciliar com outras atividades, como, por exemplo, ouvir a aula enquanto faz uma atividade física, enquanto está no trânsito, nas tarefas de casa, etc.
Move – Plataforma de Ensino: um dos recursos mais solicitados e utilizados é a possibilidade de baixar as aulas e assistir offline pelo app. Nele você pode baixar até três aulas, que ficarão disponíveis durante 21 dias. Dessa forma você consegue se organizar e colocar as aulas em dia enquanto realiza outras atividades da sua rotina. É uma ótima forma de ter acesso ao conteúdo e revisar os estudos.
Foco: escolha um período do dia de “Foco” para montar um checklist de estudos, ou seja, fazer uma lista com todas as ações que você precisa realizar, como, por exemplo: assistir aula, organizar anotações, fazer mapa mental, revisar material complementar, realizar avaliação, etc. Essa técnica permite que você minimize aquele tempo que gastamos até nos engajar na atividade!
Pomodoros: essa é uma técnica muito útil para auxiliar a estabelecer períodos de foco. O nome vem dos temporizadores de cozinha em forma de tomate, mas a ideia é bem simples: você deve cronometrar um período de plena atenção e, nesse tempo, não fazer nada além do programado, como, por exemplo, estudar. Após o tempo programado expirar, você pode dar um break e tomar um café, checar notificações no celular ou fazer algo para relaxar. A sugestão para quem está começando a usar esse método é alternar 20 minutos de concentração com 05 minutos de descanso, mas você, melhor do que ninguém, saberá qual é a melhor duração no seu caso! O que importa, na verdade, é escolher um período que não seja muito difícil para você, fracionando uma grande tarefa que parecia um elefante branco em pequenos blocos de foco.
Mapas Mentais: é uma ferramenta muito interessante onde você cria visualmente um mapa com as informações necessárias para fixação de conteúdo. Esse é um exercício que leva menos tempo e é mais preciso do que realizar anotações dispersas ou elaborar uma ficha resumo.
No MBA você pode construir um mapa mental após ler o material complementar ou assistir a uma aula, por exemplo. O mapa é uma referência e vai te ajudar a organizar as ideias e representar como elas se relacionam! Fazer isso permite que, antes de realizar a avaliação, você revise o que estudou e se lembre sem precisar consultar tudo novamente.
Esperamos que aproveite essas dicas!